Um ninho de amor, aconchegante e quente, ou um lugar tranquilo para repouso e acolhimento? “Eu, particularmente, gosto de quartos mais tranquilos, com cores suaves, mais gostosas, porque é o momento de relaxamento, onde você vai dormir ou para onde vai procurando se sentir bem. Evito cores fortes, como vermelho, que deixa quente demais”, conta a decoradora Rita Diniz.
Para a profissional, paletas muito marcantes podem trazer a sensação de enjoo com o tempo, enquanto o verde suave, azul aqua ou amarelo podem ser mais facilmente harmonizados com tons neutros na mobília, paredes e tecidos. “Se você quer muito usar o vermelho, coloque em um toque: uma flor ao lado da cama, um porta-controles ou um quadro.” Evitar roupas de cama muito coloridas também é uma dica para não cair em exageros. “Penso que o melhor é jogar com pequenos detalhes.”
Mas e se for uma cor mais suave e romântica, como o rosa? Rita afirma que, eventualmente, homens resistem à ideia, porque a cor supostamente indicaria a presença exclusivamente feminina. Em outros casos, os companheiros aceitam melhor. “Gosto bastante do rosa seco. Já fiz alguns quartos de casal em que eu usei rosa com um pouco de cinza, laca e madeira. É uma cor que traz muita tranquilidade e é muito elegante.”
Por outro lado, as mulheres não apresentam problemas com o azul. “Já fiz casas de campo com detalhes em azul marinho. Se você gosta de uma cor marcante, pode deixá-la na cabeceira da cama ou na parede atrás da cabeceira e as demais paredes neutras. Isso já dá um balanço gostoso. Não fica uma coisa muito pesada.”
Publicidade
Nas mesinhas, componha sua cor favorita na cúpula do abajour ou na luz direcional. Invista nas cores também em uma pequena caixa ou porta-jóias na mesinha, bem como um porta-controles (para televisão, ar-condicionado). “Esses acessórios trazem alívio na organização, pois evitam que as superfícies fiquem bagunçadas. E coloque uma flor de um dos lados da cama. Dá uma leveza, um romantismo.”
Segundo a decoradora, o segredo do bom gosto é o equilíbrio. Para clientes que insistem no vermelho, ela recomenda aplicá-lo com harmonia e comedimento: para um vaso vermelho ao lado da cama, uma flor branca. Se a flor for vermelha, melhor um vaso transparente. Faça escolhas, saiba dosar e ganhe em bem-estar. O mesmo vale para os materiais. Ainda que a madeira seja aconchegante, não precisa ser onipresente.
“Eu gosto muito de misturar. Uma laca ou um MDF liso, que pode ter uma cor mais neutra. E dá uma suavizada com a madeira. Se eu tenho muita madeira, coloco as mesas de cabeceira na laca lisa ou MDF liso, cinza claro ou branco. Você equilibra assim, misturando um pouco da pintura no móvel com a madeira”, conclui Rita.
Confira na galeria abaixo 7 ambientes da decoradora para você se inspirar:
Publicidade