Compra

O que pode reprovar um pedido de financiamento imobiliário pela Caixa

Problemas com o INSS e com a declaração de Imposto de Renda pendente, dívidas ativas e impostos atrasados podem culminar na não aprovação do pedido de financiamento/ Foto: Getty Images
Da Redação
09-05-2020 - Tempo de leitura: 3 minutos

A opção mais viável para quem deseja adquirir um imóvel próprio tende a ser o financiamento imobiliário. No entanto, antes de solicitá-lo, é importante se atentar à algumas questões, a fim de garantir que ele possa ser efetivado.

As instituições financeiras estabelecem uma série de exigências para que a linha de crédito seja liberada e, no caso da Caixa Econômica Federal, não é diferente. Conheça abaixo os fatores que podem resultar na reprovação de um aporte do banco.

Cheques sem fundo

Caso haja algum cheque sem fundo expedido em nome do requerente na praça, independente do valor, terá um problema ao tentar financiar uma casa, apartamento ou terreno. Isso porque os nomes vinculados ao Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo (CCF) ficam explícitos para todas as instituições financeiras, incluindo a Caixa.

Para mudar a situação será preciso negociar o pagamento da dívida em aberto com a pessoa física ou com a pessoa jurídica que foi paga por meio de um documento sem fundo. Depois disso, o pré-datado deverá ser entregue à agência bancária em questão e será preciso fazer a solicitação para excluir o seu nome do sistema. No entanto, vale a pena ressaltar que os bancos cobram um valor para que essa negativa seja fornecida.

Publicidade

Restrições de crédito

Com exceção das famílias que compõem a Faixa 1 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida — em que a análise de risco da operação não é feita e, consequentemente, os órgãos de proteção ao crédito não são consultados —, estar com o “nome sujo” pode ser um dos principais impeditivos para a reprovação da solicitação de financiamento.

O primeiro passo para solucionar a questão é entrar em contato com a organização que negativou o nome e negociar o pagamento do saldo em débito. Caso não tenha conhecimento, basta buscar o órgão de proteção ao crédito e solicitar que a empresa seja identificada. A partir do momento em que a despesa for quitada, o solicitante do empréstimo terá o nome positivado.

INSS ou Receita Federal

Problemas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com a Receita Federal, como declaração de Imposto de Renda pendente, divergências documentais, dívidas ativas, impostos atrasados, entre outras adversidades que englobem ambos os órgãos, podem culminar na não aprovação do pedido de financiamento.

A recomendação é consultar o órgão em que está inscrito e tomar conhecimento sobre o problema. Após, será necessário averiguar a maneira mais eficiente e veloz para saná-lo. Quanto mais rápido for resolvido, mais depressa o título se tornará apto para ser aprovado no financiamento de imóveis da Caixa.

Publicidade

Restrições no Minha Casa Minha Vida

Conforme mencionado acima, as exigências para a Faixa 1 do programa são mais brandas, visto que não há análise de risco da operação. Entretanto, as demais faixas (1.5, 2 e 3) estão sujeitas a todas as restrições citadas nos parágrafos anteriores.

Isso, porém, não significa que não haja exigências para a Faixa 1 em relação à aprovação do financiamento. Na verdade, dentro de todas as quatro faixas existem fatores que podem reprovar a liberação da linha de crédito. São eles:

  • Ser funcionário da Caixa Econômica Federal ou estar casado(a) com um;
  • Já possuir um imóvel próprio em seu nome;
  • Ter inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN);
  • Estar registrado no Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT);
  • Ter uma moradia ou materiais de construção sendo financiados em seu nome;
  • Ser locatário do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

É de suma importância ter ciência de todas essas questões e resolver quaisquer pendências que existam o mais rápido possível. Ainda que financiar um imóvel seja um processo extenso, caso não haja nenhum dos impeditivos retratados, é um serviço acessível.