Em São Paulo, 85% dos entrevistados de umapesquisa que avaliou o impacto da mobilidade urbana sobre a vida do paulistano apontaram o trânsito como o aspecto negativo da cidade, ficando atrás da violência e insegurança. Alguns bairros, porém, são estruturados para facilitar o fluxo de pessoas. Veja quais são.
Ipiranga
Um dos bairros mais antigos, com importantes pontos turísticos históricos. É um local de fácil deslocamento para todos os outros bairros e locais da cidade, por ter acesso às principais vias e marginais. No transporte público, é atendido por três estações da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo.
Vila Mariana
Publicidade
Bairro próximo à região central, perto de grandes centros comerciais, shoppings, hospitais e colégios. É atendido por três linhas do metrô: Azul, Verde e Lilás. Elas garantem acesso entre as regiões norte e sul e a grandes polos empresariais, como as avenidas Berrini, Faria Lima e Paulista. O bairro também tem ciclovia, sendo a maior na Rua Vergueiro, que se estende até a Avenida Paulista.
Lapa
É o polo de ligação entre os bairros da zona oeste. A Lapa é atendida pelas linhas 8-Diamante e 7-Rubi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Ainda há no bairro um terminal de ônibus que transporta os moradores e trabalhadores do distrito para as outras regiões da cidade.
Pinheiros
Publicidade
É um dos primeiros bairros de São Paulo situado às margens do Rio Pinheiros. Faz divisa com bairros como Cidade Jardim, Vila Madalena, Butantã e Alto de Pinheiros. Possui, além de ciclovias, três estações de metrô da Linha 4-Amarela, estação de ônibus e estação de trem da CPTM.