Aluguel

Quase metade dos inquilinos brasileiros pretende se mudar nos próximos meses, aponta pesquisa

Levantamento indica que 43% planejam buscar um imóvel mais barato /Crédito: A. Frank/peopleimages.com
Redação, Estadão Imóveis
12-11-2025 - Tempo de leitura: 1 minuto

Quase metade dos inquilinos brasileiros (41%) pretende se mudar nos próximos meses, segundo a pesquisa “Raio-X do aluguel no Brasil”, realizada pela Loft em parceria com a Offerwise. O levantamento ouviu 1.300 pessoas em todas as regiões do país entre 26 de setembro e 6 de outubro de 2025.

O desejo de mudança é mais forte entre os mais jovens: 47% dos entrevistados de 18 a 24 anos afirmaram que pretendem trocar de imóvel. Entre os mais velhos, com 45 anos ou mais, a proporção cai para 37%.

“O desejo de mudar de imóvel está fortemente ligado à fase da vida. Os mais jovens buscam novos ciclos, enquanto famílias maduras tendem a priorizar estabilidade”, explica Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Espaço e preço do aluguel lideram motivos

Entre os principais motivos apontados pelos inquilinos para buscar um novo endereço, o mais citado foi encontrar um imóvel com mais espaço, mencionado por 20% dos entrevistados. Esse percentual sobe para 25% entre as mulheres e cai para 14% entre os homens.

Publicidade

Segundo Takahashi, a diferença pode estar relacionada ao fato de 57% das mulheres declararem que vivem com filhos, contra 45% dos homens.

O valor do aluguel aparece como o segundo principal motivo para mudar, com 14% das respostas. “O aumento dos aluguéis observado nos últimos meses tem afetado parte importante dos inquilinos”, afirma o gerente de dados.

Entre os que pretendem se mudar, 43% planejam buscar um imóvel mais barato, 48% querem permanecer na mesma faixa de preço e 9% pretendem pagar mais. O alto valor do aluguel empatou com a busca por locais mais tranquilos, também citada por 14% dos entrevistados.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Offerwise, empresa especializada em insights de mercado na América Latina, a pedido da Loft. Foram realizadas 1.300 entrevistas online com pessoas de 18 anos ou mais, em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Publicidade