Aluguel

Investidores compram mais imóveis com foco na renda do aluguel, mas tendência é de queda

Ao comprar, investidores priorizam a valorização do ativo/ Crédito: Getty Images
Redação, Estadão Imóveis
18-08-2023 - Tempo de leitura: 0 minutos

De acordo com a pesquisa Raio-X FipeZAP+ do 2º trimestre de 2023, realizada pelo DataZap, 63% dos investidores que compraram imóveis no último ano buscam rentabilidade por meio do aluguel

O levantamento mostra ainda que, em dezembro de 2021, os imóveis comprados para oferecer renda com o aluguel, representavam 72% das transações. No mesmo período de 2022, o número chegou a 68%. “Desde janeiro de 2022, a rentabilidade do aluguel está abaixo da taxa de juros real, o que torna o aluguel menos atrativo”, afirma a economista do DataZAP+, Larissa Gonçalves. 

No entanto, de acordo com a economista, o cenário não deve se manter por muito tempo. “O imóvel é tratado como um investimento seguro. Há perspectiva de um ciclo de redução da taxa de juros, com isso, a rentabilidade de outros produtos de renda fixa perdem atratividade na comparação com a renda do aluguel.”

Outro destaque do estudo é o aumento de investidores que compram imóveis para revenda. Segundo a pesquisa, 37% afirmaram que adquiriram imóveis com esta finalidade. A parcela correspondia a 32% em dezembro de 2022 e 28% no mesmo período de 2021. 

Publicidade