Aluguel

Dicas de como analisar a vizinhança do seu futuro imóvel

Visite o bairro em diferentes momentos do dia. Foto: iStock
Da redação
28-03-2019 - Tempo de leitura: 2 minutos

A mudança de casa ou de apartamento pode impactar toda a rotina, ainda mais se for para um bairro diferente. Por isso, é muito importante pesquisar a vizinhança para entender se a localização atende às suas expectativas. Quais são as necessidades primordiais a curto e médio prazo: o sossego de um bairro distante ou a praticidade do centro, por exemplo?

A internet pode ser uma grande aliada nesse processo, mas não devemos abrir mão de visitar o local. Pesquisar notícias, índices da região, mapas, simular trajetos, verificar comentários em sites ou até mesmo em redes sociais ajuda a entender melhor a dinâmica do futuro bairro.

De acordo com o vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP, Elbio Fernandez Mera, 90% dos clientes em busca de locação já chegam até o corretor de imóveis munidos de informações sobre o bairro: “O interessado fala com o corretor e dá sequência à conversa só ao perceber que aquele profissional é preparado e traz mais informações que complementam as colhidas por ele antes”.

Além da internet e do corretor, existem outras formas de analisar a vizinhança antes de se mudar. Veja as dicas:

Publicidade

Conheça o comércio e as facilidades da região

Ter parques, museus e shoppings por perto é legal para quem gosta de passeios diurnos ou tem filhos. Os bairros mais boêmios, com muitos bares e restaurantes, podem agradar quem gosta de aproveitar a noite perto de casa. Outros contam com mais opções de bancos, escolas, lojas e serviços, que facilitam a vida de qualquer um.

Simule seu trajeto diário em horário de pico

De transporte público ou particular. E verifique se o bairro é ligado às vias mais importantes da cidade. Assim você poderá ter uma melhor noção de quanto tempo irá gastar no caminho e quais serão os desafios do dia a dia no percurso.

Publicidade

Visite o bairro em diferentes momentos do dia

É comum que visitas aconteçam fora do horário de expediente ou durante os finais de semana. Isso pode causar uma falsa impressão sobre o local, já que muitos bairros possuem diferentes tipos de características dependendo do horário. Por isso, visitar o futuro imóvel em diferentes períodos e dias da semana ajuda a ter uma visão mais completa e real da região.