Sem ar condicionado? 5 dicas para aliviar o calor em casa nos dias quentes
Fechar cortinas, fazer o ar circular e ter plantas pode ajudar a lidar com a temperatura alta
Fechar cortinas, fazer o ar circular e ter plantas pode ajudar a lidar com a temperatura alta
Na segunda-feira (13), São Paulo viveu o segundo dia mais quente da história, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima na capital paulista é sintoma de uma onda de calor que atinge boa parte do Brasil.
Proteja ou cubra as janelas que ficam expostas à luz solar durante o dia. Persianas e cortinas são opções mais baratas, porém elas são menos eficientes em manter o calor no ambiente externo.
Se o ar do lado de fora da casa estiver mais frio do que o interno, o que é comum durante a noite, abra as janelas e tente fazê-lo circular. Se necessário utilize um ventilador para ajudar, mas evite se a umidade estiver muito alta.
As plantas em casa contribuem para tornar o clima mais ameno. Além disso, árvores grandes podem fornecer sombra nos meses de verão. Caso não tenha árvores em casa, pendure grandes vasos de plantas do lado de fora das janelas para ter efeitos semelhantes.
O ar pode ficar mais quente nos cômodos da casa que possuem muitas luzes. Apesar do efeito ser relativamente pequeno, deixá-las apagadas ou trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas com baixo custo de energia ou cores frias pode manter sua casa mais fresca.
Alguns objetos e itens de decoração podem reter o calor. O veludo, por exemplo, deve ser evitado. Ao invés disso, opte por cores claras, tecidos leves como o algodão e tons que ajudam a refletir o calor, como o dourado.