Saiba como é calculado o valor do condomínio
A taxa de condomínio se baseia na soma de todas as despesas fixas e variáveis do edifício ou conjunto de casas.
A taxa de condomínio se baseia na soma de todas as despesas fixas e variáveis do edifício ou conjunto de casas.
A taxa de condomínio é uma cobrança mensal obrigatória para todos os proprietários de um edifício. Segundo a advogada Gabriele Gonzaga Bueno Garcia, é semelhante a uma empresa onde os condôminos são sócios e devem arcar com os custos de manutenção, serviços e outras despesas comuns.
A taxa de condomínio abrange todas as despesas do edifício, incluindo prestação de serviços, contas de luz e água, IPTU, salários dos funcionários e o Fundo de Reserva, destinado a emergências e reformas, se aprovado em assembleia.
O valor do condomínio é calculado pela soma de todas as despesas fixas e variáveis, dividido entre os condôminos. A taxa pode ser estipulada por assembleia, com um valor fixo mensal por unidade ou baseado na área construída de cada unidade, ou ainda, rateando as despesas mês a mês.
É recomendável realizar uma previsão orçamentária ou auditoria regular para listar as despesas do condomínio. Com base nesse levantamento, define-se o valor da taxa e sua possível atualização, como explica a advogada Gabriele Gonzaga Bueno Garcia.
O valor da taxa de condomínio pode ser reajustado anualmente, principalmente para acomodar os pagamentos de impostos e ajustes nas despesas do edifício.