De pauta periférica a pilar fundamental, a busca por sustentabilidade é um dos principais agentes de transformação da construção civil nas últimas décadas.
As cobranças do poder público e da sociedade têm direcionado o setor para a descarbonização e para adoção de práticas ecologicamente corretas.
À medida que construtoras se adaptam às demandas socioambientais, empresas embarcam em um lucrativo mercado.
A GT Building, construtora fundada há pouco mais de cinco anos, é fruto destas reivindicações.
A companhia desenvolve empreendimentos sustentáveis e de alto padrão na cidade de Curitiba, no Paraná. “Não basta colocar um vaso de planta na janela, é preciso tornar o consumo de energia mais eficiente, compensar a emissão de carbono e mitigar a produção de resíduos”, enumera Rodolfo Baggio, diretor comercial da empresa.
Outra empresa que surfa este movimento de sustentabilidade no mercado imobiliário é a Lightwall, que tenta mitigar o uso de tijolo e cimento nos canteiros de obra.
Fundada em Recife, capital do Pernambuco, a empresa produz painéis modulares construídos com concreto leve, isopor e água.
Conheça estes projetos e entenda como empresas estão alcançando lucros ao desenvolver iniciativas sustentáveis na construção civil