VEJA COMO FAZER O ISOLAMENTO ACÚSTICO DO SEU IMÓVEL

Confira medidas para diminuir os ruídos que viraram recorrentes durante o isolamento social, com as pessoas passando mais tempo dentro de casa.

A norma regulamentadora 15.575, da ABNT, estabelece espessuras mínimas para pisos, paredes, coberturas e fachadas para obter um bom isolamento acústico.

Se você está com pressa, pequenas mudanças na decoração já podem contribuir para a diminuição dos ecos que reverberam os ruídos.

O primeiro passo é identificar de onde o barulho está vindo. Se for externo, use cortinas mais grossas e com o máximo de camadas possíveis em todas as janelas.

O movimento que reflete uma demanda atual vem impactando comportamentos sociais e até o mercado imobiliário.

Caso o barulho esteja vindo do vizinho do lado, coloque molduras nas paredes, preferencialmente quadros de tecido. Papéis ou adesivos de parede grossos também ajudam na absorção dos ruídos.

Também existem materiais de revestimento que impedem o ruído de passar de um local para o outro.

Se o barulho for externo, por exemplo, a vedação de janelas pode ser eficaz. A dica é trocar todas por caixilhos acústicos. Portas de madeira maciça também proporcionam isolamento acústico.

Caso o ruído passe pelas paredes internas, aposte em revestimentos acústicos. Materiais como placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam.

Revestimentos para o piso também são saídas para deixar de ouvir o barulho do vizinho de baixo. Nesse caso, vale cobrir o chão com carpetes, pisos vinílicos, tacos de madeira ou mármore.

Se o barulho vier de cima, existem forros de isolamento acústico para o teto. Forro acústico de madeira ou de gesso triplo funcionam bem.

Para melhorar o isolamento acústico do seu imóvel, leia o texto sobre o tema em nosso site.