Como Quiet Luxury inspira hábitos de moradia

Série Succession, da HBO, acompanha pessoas ricas que evitam a ostentação e adotam o luxo discreto.

A série Succession retratou o privilégio de herdeiros, mostrou a influência da riqueza na sociedade e acendeu holofotes sobre a tendência do quiet luxury (luxo silencioso).

O termo quiet luxury é usado para descrever o consumo com viés mais discreto.

Ao invés de ostentar automóveis de luxo e roupas com a marca estampada, quem adere à tendência prefere carros funcionais e vestimentas mais discretas.

O movimento que reflete uma demanda atual vem impactando comportamentos sociais e até o mercado imobiliário.

No mercado imobiliário de luxo, um dos propulsores mais significativos para a adoção recente do quiet luxury é a busca por segurança.

“Todos buscam blindagem, querem que o imóvel tenha um quarto de pânico, câmeras de segurança e privacidade”, diz Renata Victorino, sócia-diretora de vendas da Bossa Nova Sotheby’s.

De acordo com a arquiteta Patricia Miranda de Lima, da Raízes Arquitetos, os ricos que adotam o luxo silencioso tendem a procurar uma estética mais minimalista até nas decorações de seus imóveis.

A antropóloga do consumo Valéria Brandini acredita que existe uma linha imaginária que distingue o luxo de ostentação e o luxo cultural.

Quer entender melhor como o mercado de luxo está atendendo às necessidades desses ricos que adotaram o quiet luxury? Confira no site.