Entre empreendedores, investidores e herdeiros, o mundo tem 3.028 bilionários. Segundo a lista da Forbes, eles estão mais ricos do que nunca, valendo um total de 16,1 trilhões de dólares.
Porém, a alta do dólar reduziu o número de brasileiros na lista. Atualmente, são 55 entre os mais ricos. Pelo menos cinco deles têm conexão com o mercado imobiliário.
1,1 bilhão de dólares (cerca de R$ 6,3 bilhões)
Fundador da Multiplan, o empresário é pioneiro no segmento de shopping centers de alto padrão no Brasil. Entre os projetos desenvolvidos pela companhia estão o Barra Shopping, no Rio de Janeiro, o Morumbi Shopping, em São Paulo, e o BH Shopping, em Minas Gerais.
1,5 bilhão de dólares (R$ 8,6 bi)
Rubens Menin é fundador da MRV Engenharia, a maior construtora do Brasil. A empresa, focada em habitação popular, foi impulsionada pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O empresário também é fundador do Banco Inter e sócio controlador da CNN Brasil.
José Roberto Ermírio de Moraes (1,3 bilhão de dólares), José Ermírio de Moraes Neto (1,3 bi de dólares) e Neide Helena de Moraes (1,3 bi de dólares) são herdeiros do conglomerado com atuação nas áreas de de cimentos, concretos, argamassas e agregados.
Fundada há mais de um século, a Votorantim também tem atuação nos segmentos de mineração, energia, financeiro e agronegócio.
Leia mais sobre os brasileiros do mercado imobiliário que estão na lista dos mais ricos do mundo: