No último ano, o Ministério das Cidades anunciou uma portaria que isentou as famílias inscritas no Bolsa Família ou no BPC das parcelas de imóveis enquadrados no MCMV.
Na prática, as pessoas beneficiadas por programas sociais podem ser dispensadas do pagamento do financiamento imobiliário.
Atualmente, a isenção depende de análise realizada pela Caixa Econômica Federal.
Ao enviar a documentação necessária para adquirir um imóvel via financiamento, a Caixa buscará entender se a família está apta ou não a ser enquadrada no Minha Casa, Minha Vida.
Se a família for beneficiária do BPC ou participante do Bolsa Família, ela estará isenta do pagamento das parcelas do financiamento.
Para solicitar a isenção, as famílias que se encaixam na faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida devem fazer um cadastro em um posto de atendimento da prefeitura da cidade em que moram.
A prefeitura encaminha estes dados para inscrição no Cadastro Único, ferramenta do governo federal que identifica as famílias brasileiras de baixa renda.
A partir desta análise, as famílias são encaminhadas para dar continuidade ao processo de aquisição do próprio imóvel pelo programa.
Entenda como funciona a isenção do financiamento para quem recebe Bolsa Família: