De acordo com um estudo realizado pela Juntos Somos Mais, pelo menos um terço dos brasileiros pretende realizar alguma obra ou reforma em casa este ano.
O levantamento realizado com mais de mil pessoas mostra que os cômodos com maior intenção de reforma são o banheiro (32%) e o quarto (31,4%).
“São espaços que unem conforto e necessidade. O quarto é um refúgio pessoal e pintá-lo, por exemplo, traz bem-estar imediato a um custo acessível”, analisa Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais.
“Já o banheiro, com uso intenso, pede reparos práticos, como trocar torneiras ou consertar infiltrações. São cômodos menores e mais baratos de reformar, o que atrai quem se planeja financeiramente”, pontua.
O estudo também mostra que as classes D e E demonstraram a maior intenção de reforma, com 35,5% dessas famílias planejando realizar manutenções este ano.
“Para elas, as reformas são mais uma necessidade do que luxo”, afirma Carsoni.
Para 25,9% dos entrevistados, as recomendações de amigos, familiares e conhecidos são o fator mais impactante na escolha de marcas de materiais de construção.
A propaganda, por sua vez, desempenha um papel maior entre os homens (11,4%) do que entre as mulheres (7,6%).