Principais cuidados para participar de leilões online de imóveis
Reformas, desocupação e regularização da propriedade geram gastos extras para arrematante
Reformas, desocupação e regularização da propriedade geram gastos extras para arrematante
Os leilões online crescem em popularidade no Brasil. Antes de dar um lance, porém, especialistas destacam cuidados que o comprador deve tomar para não se dar mal.
O advogado Marcelo Tapai aponta que em leilões de imóveis se aplica a irreversibilidade da compra. Ou seja, o arrematante não tem direito de voltar atrás na decisão.
O custo do imóvel em si não é o único gasto que o arrematante precisa pagar na hora de realizar o seu lance. Existem despesas inesperadas que o comprador pode herdar, como o IPTU e o condomínio atrasado.
“O antigo proprietário normalmente deixa contas em aberto. É essencial ler o edital para entender se essas dívidas serão quitadas ou se ficarão com o novo dono”, recomenda.
Em caso de recusa na desocupação, é preciso se preparar para gastos extras com advogados e taxas processuais para solicitar a desocupação. O processo pode demorar meses ou anos e, nesse período, o arrematante será responsável por IPTU e condomínio.
De forma geral, os imóveis que vão a leilão são frutos do não pagamento de alguma dívida por parte do proprietário daquele bem.
A recomendação é verificar todas as certidões e buscar compreender se existem ações judiciais pendentes. Muitas vezes, essas informações já estão disponíveis no edital do leilão.