Segundo um levantamento da startup Compre & Alugue Agora, as placas de “vende-se” e “aluga-se” no portão de prédios e casas ainda são o principal canal de atração de potenciais clientes.
O canal fica à frente de portais online e das redes sociais. “As placas continuam sendo relevantes porque elas estão inseridas no território de desejo do comprador”, analisa a corretora de imóveis Sophia Martins.
“Quem passa por uma rua, vê a placa e liga, geralmente já têm conexão com a região — seja porque mora por perto, trabalha ali ou tem uma referência emocional”, adiciona.
O estudo mostra que as placas são responsáveis por 75% dos potenciais clientes. Em comparação, os portais online alcançam 18,6% dos compradores, enquanto as redes sociais representam apenas 6,3% desse volume.
“O excesso de anúncios digitais, muitas vezes genéricos ou mal detalhados, faz com que o online se torne confuso. A placa é quase como um convite direto: ‘Ei, esse imóvel é real, está aqui na sua frente’”, diz Martins.
Segundo o levantamento, 66,6% dos entrevistados consideram as placas altamente eficazes, 16,7% acreditam que seu impacto é moderado, enquanto 16,6% avaliam que elas não geram resultados significativos.