Permuta de imóveis: saiba como funciona
Modalidade pode facilitar negociação em momentos de dificuldade financeira
Modalidade pode facilitar negociação em momentos de dificuldade financeira
Já parou para pensar que ao invés de comprar ou vender sua residência, é possível utilizá-la como moeda de troca em uma negociação?
A permuta de imóveis é uma forma de realizar uma transação envolvendo casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais por uma propriedade de valor equivalente.
Quando proprietários de imóveis resolvem realizar uma permuta, eles precisam seguir algumas regras:
O processo não obriga os proprietários a terem bens de valor equivalentes para que a troca tenha progresso. É por isso que a permuta de imóveis pode ser disposta em duas categorias: permuta simples e permuta com torna.
Permuta simples: Quando nenhuma das partes envolvidas no acordo de permuta precisa fazer uma compensação em dinheiro a outra.
Permuta com torna: Quando uma ou as duas partes envolvidas no acordo de permuta precisa compensar financeiramente a outra, pois o valor dos imóveis é díspar.
O contrato de permuta deve ser feito por escritura pública. No documento, devem constar de forma clara a data de entrega dos bens e a responsabilidade de cada parte pelos tributos.
As partes negociantes também devem ficar atentas, pois toda operação de compra e venda imobiliária gera o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Quer entender como funciona uma permuta de imóveis e os cuidados que você precisa tomar? Confira o texto que escrevemos no site.