O que valoriza uma rua? Especialistas explicam

No universo de mais de 50 mil ruas e avenidas oficiais que compõem a cidade de São Paulo, a mais valorizada fica no coração do Jardim Europa, bairro nobre da zona oeste da cidade.

Rua Seridó, vizinha da estação de metrô Cidade Jardim, ostenta o metro quadrado avaliado em cerca de R$ 67.073, o mais caro do País, de acordo com um levantamento realizado pela DataZAP.

A localização se destaca como principal engrenagem no sistema de valorização de um bairro ou rua, porém outros aspectos ajudam a determinar o custo do metro quadrado na região.

É isto que explica Alvaro Marco Coelho da Fonseca, Diretor Executivo da Coelho da Fonseca, imobiliária especializada no mercado de alto luxo.

“Se a rua estiver a uma distância caminhável dos principais estabelecimentos daquele bairro, como um supermercado ou uma farmácia, ela tende a ser mais valorizada”, afirma.

Alvaro também destaca a estrutura do solo como fator importante neste cálculo: “Se a rua for plana, as pessoas conseguem andar com tranquilidade, e o carro acelera menos, fazendo menos barulho”, justifica.

Ele indica que o trânsito de veículos e pessoas também são analisados no momento de apontar o valor dos imóveis.

“Ruas residenciais que não têm congestionamento são mais valorizadas. Também é importante que elas não possuam mais comércios do que residências”, adiciona.

Especialistas explicam quais características contribuem para a valorização de uma rua: