O que muda em São Paulo com novo Plano Diretor

Construtoras e urbanistas debatem impactos do texto na geografia da cidade

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o texto substitutivo da revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade.

O Plano Diretor de 2014 permitia a construção de edifícios altos a até 600 metros de distância de estações de trem e metrô e 300 metros de corredores de ônibus.

O novo documento amplia a margem para 700m de distância de estações de trem e metrô e 400m de corredores de ônibus.

Na prática, as incorporadoras que constroem dentro desses locais, batizados de “eixos de transporte”, recebem incentivos como isenção de taxa e aval para edifícios que podem chegar a até nove vezes o tamanho do terreno.

No plano atual, a regra permite que se construa prédios residenciais com até quatro vezes o tamanho do terreno e seis vezes para prédios voltados à habitação social.

Agora para ter direito a uma vaga, os apartamentos nos eixos de transporte devem ter, no mínimo, 60 m².

A proposta visa desincentivar a adoção de automóveis como principal meio de transporte utilizado na cidade.

Especialistas e atores do mercado imobiliário debatem e discordam sobre os benefícios e riscos do novo Plano Diretor.

Fique por dentro das novidades do novo Plano Diretor de São Paulo no texto que escrevemos no site.