Os estandes de venda e canteiros de obras espalhados pelas históricas ruas da Mooca ilustram o interesse do mercado imobiliário em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo.
Nos últimos 12 meses, nenhuma região lançou ou vendeu tantos imóveis na cidade. Na esteira do interesse de incorporadoras de diversos segmentos, a Mooca vive um momento de transformação.
Dados da Brain Inteligência Estratégica mostram que a Mooca registrou 4,6 mil lançamentos e 4 mil vendas nos últimos 12 meses.
E um dos estímulos para este movimento é a localização privilegiada, defende Tellio Totaro, superintendente de incorporação da Eztec e morador do bairro.
“É uma região em desenvolvimento que possui três estações e um shopping center. Está na zona leste, mas é próxima do Centro e tem longa extensão geográfica que permite vários tipos de empreendimentos, para compradores de diversas rendas”, enumera Totaro.
Segundo a Brain Inteligência Estratégica, a Mooca foi o segundo bairro que mais lançou imóveis enquadrados no Minha Casa, Minha Vida em São Paulo, e o primeiro entre os que registraram mais vendas por meio do programa.
Só em janeiro e fevereiro de 2025, foram quase 1.500 unidades lançadas e mais de 1.200 unidades vendidas por meio do programa habitacional.
“O principal atrativo para as incorporadoras do MCMV é a combinação entre demanda qualificada e disponibilidade de terrenos”, analisa Guilherme Werner, sócio da Brain, empresa responsável pelo estudo.