Inteligência artificial impulsiona mudanças na gestão de obras

Empresas adotam tecnologia para promover inovações e mudar processos consolidados

O ChatGPT chamou atenção para as iniciativas que utilizam a inteligência artificial como ferramenta de inovação. No setor imobiliário, isso já é feito há tempos.

Empresas utilizam algoritmos e AI para se destacar e tentar revolucionar a área. “Meu maior desafio é provar que digitalizar processos descomplica o trabalho”, afirma Diego Mendes, CEO e fundador da ConstruCode.

A ConstruCode é uma dessas companhias. A startup se propõe a automatizar atividades gerenciais dos canteiros e substituir os documentos de papel por versões digitais, para fazer com que os ajustes e as análises sejam mais dinâmicos e acessíveis.

“A nossa plataforma monitora o que os profissionais fazem para corrigir os erros. Quando aquele erro está prestes a se repetir, o sistema emite um alerta para evitá-lo”, explica.

Outra empresa que utiliza a inteligência artificial como instrumento de trabalho é a OrçaFascio, que promete acabar com os gastos imprevistos de quem está fazendo uma reforma em casa.

A startup desenvolveu um software em que o engenheiro adiciona os dados da construção e recebe um relatório com o cálculo do quanto vai custar a obra.

Antonio Fascio, CEO e cofundador da companhia, defende que nos próximos anos as empresas que não começarem a aderir a tecnologia vão ficar para trás.

“Nos próximos anos veremos uma corrida inédita para revolucionar o setor. Essa tendência vai se refletir em transformações nos canteiros de obra e no boom da economia”, prevê.

Leia o texto completo com mais informações sobre como a inteligência artificial está revolucionando os canteiros de obras em nosso site.