As imobiliárias demoram, em média, seis horas e 17 minutos para responder o chamado online de um cliente interessado em alugar um imóvel.
De acordo com um estudo realizado pela proptech Plaza, 20% deles chegam a nunca receber uma mensagem de retorno e 20% das conversas são abandonadas pelas imobiliárias antes do negócio ser fechado.
O ‘Panorama de Atendimento Imobiliário: Experiência na Locação’ acompanhou dados de 1.500 imobiliárias em 100 cidades do Sul e do Sudeste do Brasil.
Segundo a pesquisa, 38% das pessoas foram atendidas em 5 minutos e apenas 1% dos atendimentos realizados pelas imobiliárias foram finalizados em até 30 minutos.
Por outro lado, o tempo médio para finalizar um atendimento é de 27 horas.
“Este é o tempo que demora para a imobiliária responder a todas as perguntas feitas pelo locatário, como quais garantias são aceitas, quais documentos são necessários e demais informações essenciais para a locação do imóvel”, contextualiza Julio Viana, CEO da Plaza.
Felipe Abramovay, CEO da imobiliária Pilar, acredita que estes atrasos são justificados pela jornada atribulada dos corretores de imóveis.
“Como o contato da internet pode chegar a qualquer hora, o atendimento depende da disponibilidade do profissional naquele momento e ele pode estar em um compromisso profissional ou até mesmo resolvendo questões pessoais”, justifica.