Forro de gesso: conheça os tipos e suas vantagens
Sua prioridade é o tempo de instalação, efeito, preço ou o custo-benefício? Ajudamos você a tomar a melhor decisão.
Sua prioridade é o tempo de instalação, efeito, preço ou o custo-benefício? Ajudamos você a tomar a melhor decisão.
O forro de gesso é um elemento essencial da construção. Além de ser funcional, ele contribui para a percepção de amplitude, personalidade e sofisticação.
Esse revestimento é capaz de transformar a perspectiva do ambiente, aumentar ou diminuir o pé direito, impactar na propagação do som e estruturar a iluminação.
Um forro bem construído transmite requinte e conforto. Mas é preciso instalar com cuidado e de acordo com suas necessidades!
FORRO DE GESSO EM PLACAS OU FORRO DE DRYWALL: QUAL ESCOLHER?
FORRO DE GESSO EM PLACAS: Tem a aparência mais lisa e uniforme, mas pode sofrer com oscilações de temperatura, trincar ou apresentar alterações de cor, além de levar mais tempo para ser instalado
Dessa forma, é possível construir diferentes tipos de imóveis, desde casas pequenas a apartamentos luxuosos – e até mesmo moradias itinerantes, já que são materiais mais fáceis de transportar.
FORRO DE DRYWALL: Sofre menos com a umidade, resiste melhor ao clima e oferece mais controle da temperatura, além de ser mais fácil e rápido de instalar.
Como escolher o forro ideal para seu imóvel? Se a prioridade for a acústica do espaço, é indicado utilizar as placas de fibras – materiais já estruturados para isso.
Se o objetivo for uma aparência mais rústica, como em uma casa de campo, considere o forro de madeira que, além de ser elegante, transmite a sensação de calor e conforto e a matéria-prima é considerada mais sustentável.
Cuidados para a instalação do forro de gesso As peças de gesso devem estar a 60 cm uma da outra, facilitando a distribuição correta da iluminação e infraestrutura.
O vão entre o forro de gesso e a parede também indicam problemas na obra. Estruturas podem dilatar com a mudança de temperatura, por exemplo.
INSPIRAÇÕES DE DECORAÇÃO COM GESSO: Perfis de led com uma estrutura montada para sustentar o gesso. Crédito: Monica Assan
Espaçamento entre o piso e a laje é determinante para viabilizar a instalação do forro de gesso. Projeto: Gabriela Mendes/ Foto: Mariana Orsi
Spots de LED e ar-condicionado embutidos em uma parede de gesso. Projeto: Gabriela Mendes/ Foto: Rafael Renzo
Quer descobrir qual é o gesso ideal para sua casa? Confira em nosso site!