Está saindo do imóvel alugado?
Saiba como evitar as multas na rescisão e no término do contrato
Saiba como evitar as multas na rescisão e no término do contrato
As multas que o inquilino deve pagar ao sair de um imóvel alugado servem para compensar o locador de uma saída antecipada ou do descumprimento de cláusulas contratuais.
É importante identificar as condições relacionadas à rescisão do imóvel e as regras de devolução da propriedade.
Respeite o prazo de aviso do contrato. Geralmente, o anúncio deve ser feito com 30 dias de antecedência. Confira se este cenário está previsto no documento.
Contratos de aluguel costumam permitir a rescisão sem multa se for respeitado o aviso prévio de 12 meses. Verifique se este item está no contato.
Conserte danos causados ao imóvel durante a sua estadia. Tapar os furos nas paredes e renovar a pintura podem evitar gastos futuros.
Utilize o laudo de entrada e a vistoria do imóvel como referência para tentar deixar o bem nas mesmas condições.
Tenha provas de que entregou o imóvel em bom estado ao fim do contrato. Tirar fotos e fazer vídeos pode ajudar neste momento.
Parece simples, mas garantir que o imóvel esteja limpo e em boas condições no momento da devolução pode facilitar a entrega do bem.
Às vezes, pequenos impasses podem ser resolvidos numa simples conversa entre o proprietário e o inquilino. Se isso não resolver, busque apoio jurídico.