Encontrou mofo na sua casa? Entenda o que significa

Questões climáticas, como chuvas intensas, frio e um tempo menor de luminosidade durante o dia influenciam no surgimento de mofo na parede e outros indícios de umidade.

Se essas questões não forem avaliadas e tratadas corretamente, a estrutura do imóvel pode ser comprometida e colocar em risco os moradores.

O mofo é formado pela ação de fungos que se proliferam em locais úmidos e escuros.

Se não for tratado, o bolor se espalha pela casa e pode causar espirros, tosse, obstrução nasal, falta de ar e outros danos ao sistema imunológico dos moradores.

COMO COMBATER O MOFO

Em períodos de chuvas e frio, a tendência é que os focos de mofo apareçam com maior regularidade, especialmente se o ambiente não receber luz solar e ventilação adequada.

Além de ser resultado da falta de iluminação e ventilação, o mofo é o primeiro sinal de que em algum lugar pode existir uma infiltração no imóvel.

Na dúvida, a recomendação é tratar o mofo e criar um ambiente que impeça o retorno do fundo ao seu imóvel, como melhorar a circulação de ar e limpar o local.

Se o mofo voltar, procure goteiras em lajes e telhados e outros indícios de umidade que, se não forem avaliados corretamente e sanados, podem comprometer a estrutura do imóvel.