À convite do Estadão Imóveis, a arquiteta Camila Palladino preparou 10 dicas para decorar o quarto do bebê com elegância, funcionalidade e segurança, mas sem perder a identidade. Confira 7 destas dicas:
Escolha uma paleta de cores que reflita os gostos da criança, mas que também se harmonize com o restante da casa. Tons suaves e neutros podem servir como base, permitindo que detalhes em cores mais vibrantes sejam adicionados com o uso de acessórios.
Opte por móveis que possam evoluir com a criança. Camas que se transformam, mesas com armazenamento embutido e estantes baixas para fácil acesso a brinquedos ajudam a maximizar o espaço de forma elegante e prática.
Crie um cantinho de arte com uma mesa pequena e materiais acessíveis. Isso incentiva a expressão artística e mantém o ambiente organizado, com recipientes para guardar os materiais de forma atraente.
Use uma combinação de iluminação geral e luminárias de leitura ou noturnas. Abajures com design bonito podem adicionar um toque decorativo e permitir que a criança se sinta segura ao adormecer.
Em vez de um tema excessivamente infantil, incorpore elementos que representem os interesses da criança. Por exemplo, se ela ama animais, escolha quadros ou adesivos de parede com ilustrações artísticas de bichos.
Adicione tapetes macios e almofadas em diferentes texturas para criar um ambiente acolhedor. Isso não só embeleza o espaço, como proporciona conforto e segurança para brincar.
Inclua objetos que reflitam a personalidade da criança, como fotografias, livros favoritos ou souvenirs de viagens. Isso torna o quarto um espaço único e especial.