5 dicas para combater o mofo em casa

Luz do sol e boa ventilação são aliadas na luta contra a umidade e a proliferação de fungos nas residências

A chegada das chuvas pode causar o surgimento de focos de mofo na estrutura interna e externa das residências.

Ambientes como paredes, tetos e até o interior de móveis como armários e gavetas podem ser invadidos por manchas e pelo bolor.

O mofo é formado por microrganismos que não podem ser vistos a olho nu e se espalham em locais úmidos, com pouca luz e baixa circulação de ar.

Confira 5 dicas para combater o mofo na sua casa:

1) MELHORE A VENTILAÇÃO: Aumentar a circulação de ar no ambiente torna o espaço bem menos propício para que a umidade se propague.

2) IDENTIFIQUE A ORIGEM DA UMIDADE: Em alguns casos, o surgimento da umidade é decorrente de problemas estruturais da residência, como vazamento nas lajes, calhas quebradas ou uma telha rachada.

3) REALIZE UMA IMPERMEABILIZAÇÃO: A prevenção é mais econômica e simples do que a correção, por isso a impermeabilização é uma estratégia para combater o mofo.

4) LIMPE O LOCAL: Quando um foco de umidade ou mesmo os primeiros sinais do fungo forem detectados, é importante cuidar o quanto antes.

Como realizar a limpeza de forma sustentável: Misture água potável com água sanitária e aplique sobre o local. Deixe lá por cerca de 30 minutos e depois passe um pano limpo

Borrife vinagre branco sobre a área afetada. Após uma hora de ação, realize a limpeza da superfície com água

Quer saber mais sobre como combater o mofo em casa? Confira o conteúdo completo sobre o tema no site.