Como proprietários devem declarar imóvel alugado no Imposto de Renda?
Veja passo a passo
Veja passo a passo
O prazo para entregar a declaração do imposto de renda chega ao fim no dia 30 de maio. Se você é proprietário de imóvel alugado, entenda aqui como declará-lo:
A primeira etapa consiste em declarar a posse do imóvel. Para isso, é necessário abrir o programa da receita federal e selecionar a ficha “Bens e Direitos”. Depois disso, clique em “Novo”.
Em Grupo, selecione “Bens Imóveis” e em “Código”, selecione aquele correspondente ao seu bem.
Depois disso, o contribuinte precisa apresentar mais informações sobre o imóvel, como Logradouro, Número, Bairro/Distrito, Estado e CEP.
No campo Discriminação, acrescente mais dados sobre o bem, como valores já pagos em caso de financiamento e outras informações que ajudem a identificar o imóvel e a situação financeira dele. Aqui é o local em que você deve informar que o bem está alugado.
Caso o locatário seja uma Pessoa Jurídica, é necessário incluir os dados no campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, sempre detalhando as retenções do IR no campo “Discriminação”.
Já para o locatário Pessoa Física, o proprietário deve utilizar o campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”, detalhando mês a mês o aluguel recebido – incluindo valores de Carnê Leão recolhidos mensalmente nas DARFs.
Ou seja, diferentemente do inquilino pessoa física, aqui todos os meses precisam ser declarados individualmente.