O processo de compra e venda de um imóvel geralmente é movido por cifras grandiosas, mas por trás destes números existe muito estudo.
O perito avaliador Junior Neves, CEO da Intermediare Brokerage Business, diz que a avaliação de um imóvel não pode ser vista apenas como precificação.
O executivo conta que a prática é importante além da compra e da venda de um bem e vale para a avaliação de bancos, consórcios, fundos de investimento, avaliações judiciais e alienação fiduciária.
Confira 5 dicas práticas para avaliar um imóvel:
A primeira etapa para precificar um imóvel é conhecê-lo. Ver de perto os diferenciais da propriedade, entender o estado do acabamento e as necessidades de reforma são etapas essenciais neste processo.
Verifique se a propriedade tem vias de acesso, se tem supermercado perto e se tem outras vantagens por conta da localização. Um imóvel distante de tudo certamente vai custar bem menos.
A partir da matrícula da propriedade, o avaliador consegue averiguar informações fundamentais, como metragem, tipologia, grandes reformas e, principalmente, se o imóvel está regularizado ou se tem dívidas a pagar.
Também é importante estar atento ao momento em que o mercado imobiliário está. Na pandemia, por exemplo, o preço dos imóveis saltou e existem regras regionais que o avaliador precisa levar em consideração ao realizar a avaliação.
Entenda qual é o objetivo dessa venda. É por causa de um divórcio e a venda precisa ser liquidada rapidamente? É uma herança? O vendedor tem pressa em vendê-lo ou pode esperar chegar no melhor valor possível?