O edifício Mjøstårnet é um marco da engenharia moderna na silhueta de Brumunddal, cidade da Noruega. Com 85,4 metros de altura e 18 andares, o empreendimento se propõe a ser um símbolo global.
O prédio mais alto do mundo todo construído em madeira nasceu com um objetivo: chamar a atenção para soluções mais sustentáveis na construção civil.
A Moelven Industrier ASA, empresa à frente do projeto, afirma que, para cada árvore usada para a construção do empreendimento, pelo menos duas novas foram plantadas.
O recorde de altura foi alcançado utilizando madeira laminada cruzada, ou CLT, material constituído com várias camadas de madeiras coladas, o que garante maior rigidez e segurança à estrutura.
O prédio foi inaugurado em março de 2019, com 11.300 metros quadrados de área construída.
Atualmente, o espaço abriga apartamentos, escritórios, um restaurante e um hotel com mais de 70 quartos batizado de Wood Hotel, além de diversas áreas de lazer, como uma piscina na altura do primeiro andar.
A arquitetura do Mjøstårnet conquistou diversos prêmios internacionais e o prédio ainda ocupa uma página no livro dos recordes, mas é difícil apontar a influência do empreendimento no restante do mundo.
De acordo com dados do SkyScrapper, seis anos depois nenhum prédio chegou perto do feito alcançado pela Moelven.