Casa contêiner: tendência que veio para ficar?
Contêineres são usados, tradicionalmente, para transporte de carga. Mas quando encerram seu tempo de vida útil, que leva entre oito e 20 anos, podem ser destinados para espaços residenciais.
Contêineres são usados, tradicionalmente, para transporte de carga. Mas quando encerram seu tempo de vida útil, que leva entre oito e 20 anos, podem ser destinados para espaços residenciais.
Contêineres são usados, tradicionalmente, para transporte de carga. Mas quando encerram seu tempo de vida útil, que leva entre oito e 20 anos, podem ser destinados para uma nova função e se transformar em espaço residencial.
E com um detalhe: em comparação às casas de alvenaria, são mais sustentáveis e até 30% mais baratas, além de evitar o descarte do material que ainda pode ser reaproveitado, poupando o meio ambiente.
A ideia de viver em uma caixa de metal pode causar estranheza, especialmente em relação ao conforto térmico e acústico e ao design do imóvel. Mas o potencial no uso dos contêineres pode ser animador.
Em geral, os contêineres utilizados nos projetos de construção civil são grandes, com até 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. Durante a construção, as caixas de metal são unidas como blocos de montar.
Com o uso de steel frame – estruturas de aço galvanizado revestidas por placas – é possível unir vários blocos e criar espaços e cômodos mais amplos, além de dar aparência de alvenaria ao imóvel.
Dessa forma, é possível construir diferentes tipos de imóveis, desde casas pequenas a apartamentos luxuosos – e até mesmo moradias itinerantes, já que são materiais mais fáceis de transportar.
A construção pode ficar pronta em apenas dois ou três meses, mas a durabilidade pode alcançar até 90 anos! No entanto, é preciso observar o tratamento térmico e acústico do projeto.
O ambiente interno de uma casa contêiner pode ficar muito quente. Para evitar que isso aconteça, a moradia é erguida com orientação contrária ao sol poente e são fechados os vãos que permitem a entrada de raios solares.
O revestimento também precisa contar com a adequação para o uso humano, promovendo uma certa estabilidade da temperatura ou contando com suporte de equipamentos para regular o clima interno.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira projetos de residências modulares totalmente estruturadas com o uso do material descartado no site.