O mercado de artigos para casa e decoração movimentou cerca de R$ 4,78 bilhões em fevereiro no Brasil.
O número representa uma queda de 2,4% em relação ao mês anterior, mas uma alta de 10,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estudo da ABCasa com o IEMI.
No acumulado de 2024, o segmento apresenta alta de 5,7%, que pode ser justificada pelo aumento nos preços destes produtos, que registraram uma variação de 0,85%.
“O aumento de preços reflete um movimento de repasse dos custos de produção, alinhado aos índices de preços da produção e ao IPCA”, explica Marcelo Prado, diretor do IEMI.
Enquanto isso, a participação das exportações de artigos para casa no mês é de 6,9%, dentro do nível de estabilidade de 6,4% no ano e um pouco abaixo dos 7,8% apurados de participação no acumulado dos últimos 12 meses.
No Brasil, a produção de artigos para casa totalizou R$ 4,35 bilhões, mantendo a tendência de estabilidade do consumo interno.
De acordo com o Termômetro ABCasa, a variação acumulada nos últimos 12 meses foi de 0,5%.
O número não apresenta evolução em relação a janeiro, mas representa uma alta de 9.78% em comparação a dezembro de 2023.
Veja mais sobre o movimento do mercado de artigos de casa e decoração no texto do Estadão Imóveis: