COMO CRIAR UM LAR SUSTENTÁVEL

Criar um lar sustentável é muito possível. Separamos um checklist para você aplicar na prática e conseguir priorizar a sustentabilidade. Confira!

Mudanças climáticas, crise hídrica, aumento na conta de energia... Motivos não faltam para começar a pensar em uma forma mais sustentável de morar. As medidas para se encaminhar nesta direção são variadas e, às vezes, mais simples do que se espera.

A ideia é priorizar o melhor aproveitamento dos recursos naturais: da incidência solar ao vento. A escolha de materiais de menor impacto ambiental, recicláveis e reutilizados/reutilizáveis também vai da arquitetura à mobília.

Painéis solares têm duração média de 25 anos e requerem pouca manutenção. Dentre outros benefícios está a redução mensal na conta de luz, que pode chegar a uma economia de até 95% e a valorização do imóvel, de até 8%.

A cisterna é um reservatório que capta, armazena e conserva água, que pode ser tanto a da chuva quanto a potável ou de reuso. O investimento é baixo e por meio dele é possível ter uma economia imediata de até 50% na conta de água.

A utilização de móveis com dupla função é econômica em termos de dinheiro e de espaço. Além do sofá-cama, existem mesas que viram bancos e até opções de lazer embutidas, como mesas de sinuca/pingue-pongue que se tornam mesas de jantar.

A reutilização de objetos é uma boa maneira de não sobrecarregar a natureza com o descarte. Dessa forma, não jogue nada fora antes de pensar se não existe a possibilidade de reutilizar, dando nova vida a embalagens ou outros materiais.

Iluminação: lâmpadas mais eficientes, como as de LED, gastam menos energia no período noturno

Ventilação cruzada: janelas em lados opostos permitem melhor circulação do ar

Vegetação: presença de plantas dentro e fora da residência ajudam a conter o aquecimento

Móveis: opções de materiais reutilizados evitam geração de resíduo

Estas e outras dicas você encontra em nosso site.