A cozinha representa o coração de toda casa brasileira. Além de ser o espaço para preparar as refeições, o cômodo ocupa um papel de protagonista no cotidiano dos moradores.
Adotando algumas práticas e realizando pequenas mudanças no imóvel, é possível melhorar a sua experiência e tornar os momentos neste cenário mais aconchegantes.
A organização do armário, o material da mobília e a escolha dos objetos podem melhorar a praticidade, tornar a cozinha mais bonita e valorizar a sua propriedade.
É importante determinar áreas específicas para cada necessidade do morador. Um lugar de preparo e cocção da comida, outro para guardar os objetos de limpeza e uma despensa para armazenar os itens de supermercado.
A chave para a fluidez do imóvel está na integração entre os ambientes. O arquiteto Bruno Moraes sugere que a conexão entre a cozinha e a área de serviço seja pensada a partir de dois aspectos primordiais: ventilação e iluminação.
Não basta escolher móveis planejados e ter uma mobília sofisticada, é preciso saber como organizar suas panelas, talheres, copos e os seus outros utensílios domésticos.
Geladeira, forno, cooktop, depurador e, até mesmo a lava-louça precisam apresentar medidas coerentes e proporcionais à área disponível no projeto.
Adote práticas de organização, como guardar as tampas das panelas em um suporte específico, ter eletrodomésticos com design sofisticado em locais aparentes e colocar os utensílios mais pesados nas prateleiras mais acessíveis.