5 dicas para não se dar mal em um leilão de imóveis
Especialistas sugerem atenção ao preço, reformas e processo de desocupação
A digitalização dos leilões de imóveis está tornando a prática cada vez mais acessível. Porém, a recomendação de especialistas é não ir com muita sede ao pote.
Confira dicas de cuidados para tomar na hora de comprar um imóvel em leilão:
1. Entenda o preço de avaliação O valor do bem é definido a partir de uma análise feita pela empresa leiloeira a partir do preço praticado na região.
O imóvel a ser leiloado, porém, pode estar mais depreciado que a média e essa análise não considera eventuais descontos de negociação, por exemplo.
2. Processo de desocupação Algumas dívidas podem fazer com que o dono de imóvel perca o direito sobre o bem. Neste caso, é possível que o proprietário ou alguma outra pessoa ainda esteja morando no imóvel quando ele vai à leilão.
“Nem sempre a retomada é rápida e isso pode representar custos com a ação judicial, despesas do próprio imóvel, como IPTU e condomínio”, afirma o advogado Marcelo Tapai.
3. Condições do imóvel Sem uma visita, as informações do anúncio podem não ser suficientes para ter total segurança das condições do imóvel.
A orientação é considerar a localização, analisar a estrutura e a construção do imóvel para avaliar possíveis reformas antes de dar o lance.
Quer se aprofundar nestas dicas e ler mais algumas orientações de especialistas? Confira o texto sobre o tema no site.