4 dicas para fazer uma horta vertical no seu apartamento

Um pequeno espaço de área verde permite cultivar suas próprias verduras e hortaliças.

Mora em um apartamento pequeno, mas quer cultivar e colher seus próprios legumes, verduras e hortaliças?

As hortas verticais são um tipo de plantação que dispensa canteiros de terra.

São áreas de cultivo feitas com estruturas de paletes, madeira ou outros materiais em que pequenos vasos podem ser pendurados e ficam suspensos.

Confira alguns cuidados para manter sua plantação viva e consumir alimentos orgânicos e mais frescos:

1) CUIDE BEM DO SOLO: Nos jardins verticais, as plantas absorvem menos nutrientes. Para compensar, invista em adubos orgânicos, como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal.

2) NÃO SE ESQUEÇA DE REGAR AS PLANTAS: Por causa do espaço reduzido, as espécies costumam ter raízes mais rasas e isso atrapalha na retenção de água. Por isso, mantenha o solo úmido, mas não encharcado.

3) CULTIVE OS VEGETAIS CERTOS: Nem todas as plantas conseguem se adaptar bem às condições da horta vertical. Priorize vegetais que conseguem viver em espaço reduzido e sobrevivem a diferentes climas.

Entre os mais indicados estão cebolinha, orégano, manjericão, hortelã, salsa, cebola, alho e outros cultivos que sobrevivam com pouca luminosidade.

4) ENCONTRE UM PONTO COM LUZ SUFICIENTE: Escolha um lugar do apartamento que receba pelo menos duas horas de sol direto por dia, além de ser arejado.

Saiba mais sobre como fazer uma horta vertical no seu apartamento com nossas dicas sobre o tema, em nosso site.