Por: Estadão imóveis
Louca das plantas
Ter uma planta em casa pode trazer muitos benefícios, como deixar o ambiente mais alegre, proporcionar um clima agradável, fresco, além de contribuir com a saúde dos moradores. Mas existem folhagens mais indicadas para a área interna. Se você está pensando em ter uma samambaia exuberante, listamos algumas dicas para escolher sua próxima melhor amiga.
A mini-samambaia é uma ótima planta para apartamento, mas o ideal é que fique perto da janela, bem iluminada: o vaso deve ser largo e raso e a terra rica em material orgânico, sempre úmida.
Entre as queridinhas, a samambaia Amazonas é nativa do Brasil: com folhas grandes e finas, ela é sugerida para locais altos, podendo ser instalada com um suporte na parede.
A samambaia Americana é uma das mais bonitas, com as suas grandes folhas crescendo para todos os lados. Ela não se dá bem com o calor, então é indicada para ambientes longe do sol.
A samambaia Argentina também é opção para ambientes com pouca luminosidade natural. A diferença é que esta espécie tem folhas crespas e mais ralas do que as outras.
A samambaia Renda Francesa é delicada, com folhas menores, mas com um belo visual firme. Ela é recomendada para vasos pequenos, podendo ficar como decoração em centro de mesas.
A Renda Portuguesa também é delicada e tem uma aparência ampla, com folhas que chegam a até 20 centímetros.
A samambaia Asplênio tem uma característica diferente das demais: suas folhas são largas, de uma forma única e com muito brilho, o que resulta em belos vasos de aparência selvagem.
Apreciadora de uma boa sombra, a Paulistinha é mais uma dentre as espécies de samambaias para apartamentos. Ela tem folhagem ereta e cresce bem, chegando a até meio metro.