SANTO AMARO

MAIO 2022

ROTA DO CRESCIMENTO PAULISTANO

Por: Estadão imóveis

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Quando os europeus subiram a serra, encontraram indígenas das etnias Caiubi, Guarani, Kaiapó e Guaianases que chamavam a área como Birapuera (mata grande), Jeribatiba (nome do rio principal) ou variações desses termos.

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Com a reincorporação à capital paulista, em 1935, o novo bairro paulistano começou a colher frutos do crescimento metropolitano para além das áreas de veraneio nos arredores da Represa Guarapiranga.

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De acordo com o Atlas do Trabalho de Desenvolvimento do Município de São Paulo, a subprefeitura de Santo Amaro é a terceira mais bem avaliada da cidade no Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH).

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A pontuação de 0,909 é similar à de países desenvolvidos como Japão e Áustria e superior à da França e Espanha. A oferta de bons restaurantes, lojas e bares é democrática, com opções elitizadas e populares.

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De inspiração italiana, a Casa Santo Antônio, por exemplo, é o mais renomado dos restaurantes: há 5 anos figura na seleção Bib Gourmand, do Guia Michelin.

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Os vegetarianos Moinho de Pedra e Ambrósio se destacam na categoria comida saudável. E a dobradinha de bares Quintana e Veríssimo homenageia grandes escritores brasileiros com drinques e petiscos no Brooklin.

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A Rua Alexandre Dumas sedia as casas de tapas Maripili e Carmen La Loca, com comida espanhola e boa carta de vinhos. A charmosa casa de chás Teakettle, na Chácara Santo Antônio, oferece café colonial.

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De carro, há fácil acesso para a Marginal Pinheiros e a Av. Washington Luís. Quem usa o transporte público, tem no Terminal Santo Amaro a oferta de 63 linhas de ônibus e 13,4 quilômetros de corredores nas vias principais.

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A inauguração de novas estações na Linha Lilás do metrô – Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor (em 2018) e Campo Belo (em 2019) – facilitou a ligação direta com o centro da cidade.

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O transporte sobre trilhos, hoje, conta com a Linha Esmeralda, da CPTM, que liga Grajaú a Osasco, com integração à Linha Amarela. E com a Linha Lilás do metrô, entre Capão Redondo e Chácara Klabin, com integração às linhas Azul e Verde.

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A cidade de São Paulo possui 503,6 quilômetros de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 473,3 de ciclovias/ciclofaixas e 30,3 de ciclorrotas. A subprefeitura de Santo Amaro tem hoje 21,3 quilômetros de ciclovias e ciclorrotas ativas.

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