COMO DECLARAR IMÓVEIS

MAIO 2022

IMPOSTO DE RENDA

Por: Estadão imóveis

1

A declaração dos imóveis, independentemente da quantidade ou se estão quitados ou ainda financiados, precisa ser feita no item “Bens e Direitos”, que fica no menu à esquerda do programa da Receita.

IMPOSTO DE RENDA

2

O que precisa constar da declaração é o valor de aquisição. Há dois campos na ficha de Bens e Direitos para serem preenchidos com valores ao final da página: 31/12/2020 e 31/12/2021.

IMPOSTO DE RENDA

3

Para isso, será necessário selecionar o "Grupo 01 - Bens Imóveis", sendo que o código varia com o tipo de residência, como casa, apartamento, terreno, entre outros. Caso se trate de imóvel quitado até 2020, coloca-se o valor de aquisição nos dois campos

IMPOSTO DE RENDA

4

Se foi feita alguma reforma e o contribuinte tem como comprová-la por meio de notas fiscais, pode-se acrescentar o valor gasto no ano de 2021. Se o contribuinte não tiver como comprovar a reforma, não deve informar os gastos.

IMPOSTO DE RENDA

5

No espaço de discriminação é possível explicar as obras feitas. Isso não afeta o imposto apurado nem o valor a pagar ou receber, mas muda o valor do imóvel. Já para financiamentos, a declaração é feita de forma diferente.

IMPOSTO DE RENDA

6

O primeiro ponto importante na hora de informar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda é saber que ele deve ser indicado na aba de “Bens e Direitos”, dentro daquele formulário que fica disponível por meio de um programa gratuito da Receita Federal – o DIRPF.

IMPOSTO DE RENDA

7

A partir disso é preciso ainda mais atenção porque as regras mudam conforme o tipo de unidade. Por exemplo, apartamentos são referenciados pelo código 11, enquanto as casas ficam com o código 12 e os terrenos usam o 13.

IMPOSTO DE RENDA

8

Depois, já no campo de “Discriminação”, a pessoa que está preenchendo os dados deve trazer alguns detalhes do imóvel. É preciso incluir a forma de pagamento, o valor que foi oferecido de entrada, o valor do fundo de garantia incluído e o valor financiado também.

IMPOSTO DE RENDA

9

Em caso de venda do imóvel durante o contrato, é muito importante declarar, já que é mais fácil para a Receita entender o que já foi pago e o que ainda não foi. Agora, o diferencial vai ser informar o preço da venda.

IMPOSTO DE RENDA