O capacho que você escolhe tem importância? Na realidade, sim – porque um capacho faz mais do que apenas esfregar a parte inferior dos seus sapatos. “Ele realmente define o tom quando você chega à frente da porta de alguém”, diz Garrow Kedigian, designer de interiores de Nova York. O estilo importa: “É a primeira dica crucial sobre a personalidade da pessoa que mora na casa”, afirma ele. No apartamento de Kedigian, em Manhattan, por exemplo, a primeira coisa que os visitantes veem é um capacho feito de fibras de casca de coco com uma borda de chave grega. “É clássico”, ele explica, e combina com o seu amor pelas antiguidades e pelo estilo tradicional.

Dentro de casa, os capachos ainda podem ser igualmente úteis. Kedigian às vezes os coloca debaixo dos bancos da entrada, para guardar sapatos. Ele também usou capachos de grande escala – do tamanho de um tapete pequeno – como o de 0,37 m² que ele encontrou no chão do saguão de um cliente em Greenwich, Connecticut. “Ela queria que a casa fosse realmente amigável” e o tapete grande captura discretamente a sujeira quando as pessoas vão e vêm.

Na hora de escolher esse item, é bom considerar:

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
. Quanta personalidade é considerada personalidade demais?
Um capacho é “uma oportunidade de ser extravagante”, disse Kedigian, mas “provavelmente é melhor usar algo de cor neutra”, para evitar dominar o resto da entrada.

. Precisa ser impermeável?
Alguns capachos são projetados apenas para escovar os sapatos, mas se o seu for usado em cima de um piso de madeira ou para segurar botas molhadas, o fundo deve ser impermeável, sim.

. Quão grande deve ser?
Depende de onde você planeja colocá-lo, porque as funções variam desde os pequenos, para limpar os sapatos na entrada, até tapetes de ambientes internos e externos do tamanho de uma sala. / TRADUÇÃO DE ELENA MENDONÇA