A Vila Madalena é um bairro nobre da capital paulista e fica na zona oeste da cidade. A região se popularizou na década de 70, quando estudantes e professores da Universidade de São Paulo (USP) começaram a morar ali.

As ruas que compõem o bairro têm nomes líricos e poéticos, que foram dados pelos seus primeiros habitantes. Lá você vai se deparar com a Rua Harmonia, Simpatia, Purpurina, e outras.

A Vila Madalena é sinônimo de agito e modernidade. Além de contar com muitas opções de lazer, oferece qualidade de vida, mobilidade e segurança.

O lugar tem um tom boêmio e é repleto de atrativos. As praças e ruas arborizadas garantem tranquilidade em meio à agitação.

A Vila Madá, como é carinhosamente chamada pelos paulistanos, é opção para quem quer ficar próximo às principais regiões do centro da capital. A rica gastronomia é um ponto que atrai muita gente para o bairro.

Preço

A Vila Madalena é uma das áreas mais nobres de São Paulo. Se você tem interesse na região, o valor médio do metro quadrado é R$ 6.100, segundo dados da última pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP.)

Mobilidade

O bairro conta com a estação de metrô Vila Madalena, na Linha Verde. Essa linha faz conexão com a Azul e a Amarela. No mesmo local há um terminal de ônibus bem perto de Pinheiros e da Avenida Paulista.

Educação

A Vila Madalena fica próxima das principais instituições de ensino superior da capital. Pontifícia Universidade Católica (PUC), que fica em Perdizes, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Na área da escolar de instituições particulares o bairro tem o Colégio Palmares, o Colégio Snail, com ensino até o fundamental I, e o Colégio Santa Clara, que trabalha com educação infantil até a conclusão do Ensino Médio – além de cursos extracurriculares

Já as escolas públicas que compõem o bairro são: Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Zilda de Freitas e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Olavo Pezzotti.

Saúde

O morador da Vila conta com o Pronto-Socorro Vila Madalena (Rua Purpurina, 280). Além do Hospital São Camilo Pompeia (Av. Pompeia, 1178).

Lazer

A pluralidade é marca na Vila Madalena. Aqui é possível encontrar bares de todos os tipos. Basta escolher aquele que bate com suas preferências.

A Rua Aspicuelta é uma das mais famosas e está sempre cheia. É o principal eixo boêmio do bairro. Lá está o Posto 6, a Cervejaria Patriarca e a Quintandinha. Esses lugares viraram points em grandes eventos, como o Carnaval e a Copa do Mundo.

O Beco do Batman é uma opção para apreciar os grafites e tirar muitas fotos.

Você também pode passar pelas galerias de artes plásticas Raquel Arnaud, Fortes Vilaça e Millan. A Livraria da Vila é uma alternativa para quem quer ler com tranquilidade, já que oferece um ambiente aconchegante e uma cafeteria com um delicioso espresso.

Gastronomia

Não é só de boêmia que vive a Vila Mada, o bairro também tem bons restaurantes. O Tuju (Rua Fradique Coutinho, 1248) oferece um cardápio variado e bem informal. No Pé de Manga (R. Arapiraca, 152) você come e bebê a céu aberto com um menu diversificado, de salada a bolinho de bacalhau.

A Rua Aspicuelta oferece muitas opções de bons lugares para você comer. O Pasquim Bar e Prosa (Rua Aspicuelta, 524) tem rodízio de comida de boteco toda sexta-feira e o preço é bem acessível. A Queijaria é uma loja pequena mas inteiramente dedicada aos queijos brasileiros.