A Vila Madalena é um bairro nobre da capital paulista e fica na zona oeste de São Paulo. A região se popularizou na década de 70, quando estudantes e professores da Universidade de São Paulo (USP) começaram a morar ali.

As ruas que compõem o bairro têm nomes líricos e poéticos, que foram dados pelos seus primeiros habitantes. Lá você vai se deparar com a Rua Harmonia, Simpatia, Purpurina, e outras.

A Vila Madalena é sinônimo de agito e modernidade. Além de contar com muitas opções de lazer, oferece um cotidiano boêmio, mobilidade e segurança. As praças e ruas arborizadas garantem tranquilidade em meio à agitação.

A Vila Madá, como é carinhosamente chamada pelos paulistanos, é opção para quem quer ficar próximo às principais regiões do centro da capital.

Preço

A Vila Madalena vive uma transformação, entre demolições e construções de novos empreendimentos. Para quem tem interesse em morar na região, o valor médio do metro quadrado de Pinheiros (mesmo distrito), o segundo mais caro na cidade de São Paulo, é R$14.745m² na venda, de acordo com o Índice FipeZap de fevereiro de 2022.

O preço médio da locação na região também segue em segundo lugar no ranking dos mais caros, negociado por R$57,50m².

Mobilidade

O bairro conta com a estação de metrô Vila Madalena, na Linha Verde. Esse trajeto faz conexão com a Linha Azul e a Amarela. No mesmo local há um terminal de ônibus bem perto de Pinheiros e da Avenida Paulista.

Educação

A Vila Madalena fica próxima das principais instituições de ensino superior da capital. Pontifícia Universidade Católica (PUC), que fica em Perdizes, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Na área da escola de instituições particulares o bairro tem o Colégio Palmares, o Colégio Snail, com ensino até o fundamental I, e o Colégio Santa Clara, que trabalha com educação infantil até a conclusão do Ensino Médio – além de cursos extracurriculares.

Já as escolas públicas que compõem o bairro são: Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Zilda de Freitas e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Olavo Pezzotti.

Saúde

O morador da Vila conta com o Pronto-Socorro Vila Madalena (Rua Purpurina, 280). Além do Hospital São Camilo Pompeia (Av. Pompeia, 1178).

Lazer

Nos últimos anos, a Vila Madalena caiu no gosto dos mais jovens e daqueles que curtem passeios alternativos e menos “turísticos” de São Paulo, como o Parque do Ibirapuera, MASP e Avenida Paulista ou Museu do Ipiranga, que segue fechado para restauração e reforma.

Na pluralidade do bairro de Pinheiros, é possível encontrar bares de todos os tipos. Basta escolher aquele que bate com suas preferências.

A Rua Aspicuelta é uma das mais famosas e está sempre cheia. É o principal eixo boêmio do bairro. Lá está o Posto 6, a Cervejaria Patriarca e a Quitandinha. Esses lugares viraram points em grandes eventos, como o Carnaval e a Copa do Mundo.

Na antiga sede da galeria Choque Cultural que mantinha suas intervenções artísticas abertas ao público/ Crédito: Rafael Moura, Estadão Imóveis

A Vila Madalena também é considerada uma galeria a céu aberto, principalmente pelo conhecido Beco do Batman, com uma espécie de corredor que mais se parece um grande painel de grafites de vários artistas para tirar fotos. O Beco também possui dezenas de opções de bares e vendas de artesanato.

Para quem gosta de curtir o fim de tarde, o bairro reserva um espaço especial, a Praça do Pôr do Sol, Praça Coronel Custódio Fernandes, e como o nome já sugere, o local é para sentar e apreciar a chegada da noite de uma vista privilegiada da cidade. A Praça fica na rua Desembargador Ferreira França, s/n.

Você também pode passar pelas galerias de artes plásticas Raquel Arnaud, Fortes Vilaça e Millan.

A Livraria da Vila é uma alternativa para quem quer ler com tranquilidade, já que oferece um ambiente aconchegante e uma cafeteria com um delicioso espresso, além da Loja Retrô 63, para garimpar em leilão objetos, móveis e artigos antigos.

Para quem curte atividades culturais, o Centro Cultural Vila Madalena pode ser uma boa escolha em família, para leitura, shows, teatros e exposições. O espaço fica na  Rua Fradique Coutinho.

Gastronomia

Na parte gastronômica, Vila Madalena possui várias opções de lugares para diferentes ocasiões. Na pandemia, muitos restaurantes resistiram, como o Quincho Cozinha & Coquetelaria, restaurante vegetariano (Rua Mourato Coelho, 1447), que se rendeu ao delivery pela superlotação, a comida é famosa e atrai muitas pessoas.

O Tuju (Rua Fradique Coutinho, 1248) oferece um cardápio variado e bem informal. No Pé de Manga (R. Arapiraca, 152) você come e bebe a céu aberto com um menu diversificado, de salada a bolinho de bacalhau.

A Rua Aspicuelta oferece muitas opções de bons lugares para você comer. O Pasquim Bar e Prosa (Rua Aspicuelta, 524) tem rodízio de comida de boteco toda sexta-feira e o preço é bem acessível. A Queijaria é uma loja pequena mas inteiramente dedicada aos queijos brasileiros.

Na pandemia, muitos restaurantes resistiram, como o Quincho Cozinha & Coquetelaria, restaurante vegetariano (Rua Mourato Coelho, 1447), que se rendeu ao delivery pela superlotação, a comida é famosa e atrai muitas pessoas.

No Astor, tem vários pratos, de canapés e sanduíches. Porção, também tem, com sabor e qualidade em um lugar amplo e bem reservado.

E tem o Subastor, com ambiente mais intimista com baixa luz baixa e música alta, convite para beber e dançar a noite toda entre amigos e no primeiro encontro. Ambos na rua Delfina, 163.