Cidade Previdenciária Presidente Dutra, mais conhecida por Cidade Dutra, é o nome dado em 1949. A área faz parte dos três distritos que formam a Subprefeitura Capela do Socorro, na zona sul de São Paulo. O terreno pertencia originalmente à Companhia Auto Estradas S.A, empresa que foi responsável por implementar o bairro de Interlagos.

O bairro foi construído inicialmente para ser habitado por colaboradores da antiga Light e Power – proprietária à época das represas Billings e Guarapiranga –, que foi privatizada em 1996. Mas a região também recebia trabalhadores da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) em meados dos anos 1940. 

Uma grande parte da área foi vendida para loteamento com todos os melhoramentos de infraestrutura a preço baixo para o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Serviços de Transportes, que cuidou da venda e escolheu o nome do bairro.

Os primeiros imóveis construídos eram casas geminadas, cerca de 500, padrão com dois dormitórios. Ao mesmo tempo, a Cidade Dutra já ganhava serviços essenciais como hospitais, mercados locais, igreja, feira livre e cinema, além da chegada do transporte público.

O cotidiano tranquilo para os moradores operários deu lugar ao crescimento desordenado na década de 50, quando pequenas vilas foram aos poucos se agigantando, até os anos 60. Hoje, a Cidade Dutra é um dos maiores distritos da zona sul de São Paulo. Em janeiro de 2022, o bairro completou 43 anos.

O nome foi uma homenagem a Eurico Gaspar Dutra, militar e político brasileiro nascido em Mato Grosso, em 1883. Foi eleito presidente da República, governando entre janeiro de 1946 e dezembro de 1951. 

Mobilidade

O bairro possui boa conexão com o centro por meio do transporte público, bem como a região do Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Faria Lima e as cidades de Diadema e São Bernardo do Campo, no Grande ABC. 

A região também oferece fácil acesso à Estação Autódromo e Estação Primavera Interlagos, da linha Esmeralda da CPTM, que termina em Osasco, passa por Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Faria Lima e Pinheiros, fazendo conexão com a Linha Amarela do metrô. E de ônibus, conecta-se com Sabará, Santo Amaro e as cidades de Diadema e São Bernardo. 

Quanto custa para morar

A Cidade Ademar está na região da Zona E, segundo dados da pesquisa CRECI-SP. O metro quadrado custa em torno de  R$15.75m² a 27,38m² para locação. Para compra, o preço começa a partir de R$3.163 o metro quadrado.

Lazer

O bairro possui localização privilegiada ao lado do Autódromo de Interlagos José Carlos Pace, onde acontecem os principais eventos da agenda da cidade: Fórmula 1, Stock Car, Festival Musical Lollapalooza, entre outros, além de abrigar o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos. A Cidade Dutra também preserva a igreja Nossa Senhora da Esperança, fundada em 1958, responsável por realizar eventos gastronômicos, festas e quermesses para os moradores.

Para sentar e observar o cotidiano, os visitantes contam com as paisagens do Parque Linear Castelo, com muitas áreas verdes, pistas de caminhada, ponte e passarela de um lago na orla da represa Guarapiranga, com muitas flores e plantas. Também a praça Batista Botelho é bem cuidada e oferece equipamentos de exercício físico ao ar livre. Os moradores ainda estão próximos do Shopping SP Market e Shopping Interlagos.

Educação

O bairro oferece algumas opções de ensino, desde a educação pública com o Centro de Educação Unificado CEU Cidade Dutra, Emef Dr. Miguel Vieira Ferreira, Colégio Lima Guimarães, Escola Estadual Beatriz Lopes e opções privadas como o Colégio Albert Einstein, a Simão Mago Escola de Educação Infantil e o Berçário Escola Castelo Baby.

Saúde

Para atendimento médico da população, o Cidade Dutra dispõe do Hospital e Maternidade Interlagos e do Ambulatório Maternidade Interlagos, além da ISO Radiologia Cidade Dutra, Clínica Premed, Clínica De Olhos, Dra. Aiko Miyaguchi Tukiama, Laboratório Lavoisier Cidade Dutra, CTA/SAE DST/AIDS – Cidade Dutra, e AmorSaúde Capela do Socorro. Casos encaminhados recebem auxílio do CAPS Adulto III Capela Do Socorro e do Ambulatório de Especialidades Jardim Cliper.


Serviços

Uma boa variedade de lugares para comer, como o Saikou Sushi Cidade Dutra e, nas proximidades, a Churrascaria Boi Nobre. Também o Caçapa Snooker Bar e o Madness Rock Bar, opções para descontrair.

Entre vários salões de cabeleireiros e beleza, oficinas, auto-peças, açougues, o bairro abriga o supermercado Sonda – Cidade Dutra. Já para o cuidado dos pets, tem o Cobasi Atlântica, HaiPets, Dog Cat’s Pet Shop e o importante ponto do Bom Prato Cidade Dutra, que atende a população em situação de vulnerabilidade na região.