De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2016, feita em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), comprar uma casa própria é o segundo maior desejo dos brasileiros. Se você também planeja ter a sua e quer um imóvel novo ou na planta, precisa saber como escolher uma construtora.

Confira dicas certeiras para garantir que tudo corra da melhor maneira possível.

1. Pesquise

Busque notícias na internet sobre a construtora e também a opinião de clientes, veja o que eles têm a dizer. Isso pode ser feito nas redes sociais da empresa ou mesmo em sites de reclamações on-line. “Um caminho é conversar com um comprador de alguma unidade construída para verificar se ele está ou não satisfeito”, recomenda a advogada Gabriele Gonzaga Bueno Garcia, de São Paulo.

2. Considere o tempo de atuação no mercado

Outro ponto muito importante é o tempo que aquela empresa está no mercado: quanto mais, melhor. Isso não quer dizer que novas construtoras não sejam capazes de entregar bons empreendimentos, mas a experiência é um diferencial.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
3. Visite empreendimentos

Veja quais são os prédios que ela construiu e faça uma visita em um apartamento disponível para venda. Assim, além de ver como é a qualidade da construção, você também poderá ter uma noção mais precisa a respeito do atendimento.

4. Compare as unidades com as de outras construtoras

Cada empresa cobra um preço específico e também entrega projetos e edificações diferentes, mas é importante comparar o que a incorporadora tem a lhe oferecer com o que é disponibilizado pela concorrência. Assim, você saberá qual é o negócio mais vantajoso.

5. Verifique as condições de pagamento

Boas construtoras aceitam financiamentos com bancos de credibilidade reconhecida. Veja quais são as instituições financeiras que podem ser escolhidas e fique atento caso a oferta pareça estranha, como valores muito abaixo da média do mercado.

6. Não hesite em perguntar

Por se tratar de uma propriedade de alto valor, é de suma importância que você tire todas as suas dúvidas, mesmo que já tenha questionado os corretores e profissionais da empresa várias vezes. Não há como escolher a companhia e ficar tranquilo com a decisão se você não aproveitar as oportunidades para esclarecer o que precisa.