De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2016, feita em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), comprar uma casa própria é o segundo maior desejo dos brasileiros. Se você também planeja ter a sua e quer um imóvel novo ou na planta, precisa saber como escolher uma construtora.

Leia mais:
Comprar um imóvel: 6 dicas que você precisa saber
O que você precisa saber antes de comprar uma casa aos 30 anos
Pró-cotista: o que é e como funciona

Confira dicas certeiras para garantir que tudo corra da melhor maneira possível.

1. Pesquise

Busque notícias na internet sobre a construtora e também a opinião de clientes, veja o que eles têm a dizer. Isso pode ser feito nas redes sociais da empresa ou mesmo em sites de reclamações on-line. “Um caminho é conversar com um comprador de alguma unidade construída para verificar se ele está ou não satisfeito”, recomenda a advogada Gabriele Gonzaga Bueno Garcia, de São Paulo.

2. Considere o tempo de atuação no mercado

Outro ponto muito importante é o tempo que aquela empresa está no mercado: quanto mais, melhor. Isso não quer dizer que novas construtoras não sejam capazes de entregar bons empreendimentos, mas a experiência é um diferencial.

3. Visite empreendimentos

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Veja quais são os prédios que ela construiu e faça uma visita em um apartamento disponível para venda. Assim, além de ver como é a qualidade da construção, você também poderá ter uma noção mais precisa a respeito do atendimento.

4. Compare as unidades com as de outras construtoras

Cada empresa cobra um preço específico e também entrega projetos e edificações diferentes, mas é importante comparar o que a incorporadora tem a lhe oferecer com o que é disponibilizado pela concorrência. Assim, você saberá qual é o negócio mais vantajoso.

5. Verifique as condições de pagamento

Boas construtoras aceitam financiamentos com bancos de credibilidade reconhecida. Veja quais são as instituições financeiras que podem ser escolhidas e fique atento caso a oferta pareça estranha, como valores muito abaixo da média do mercado.

6. Não hesite em perguntar

Por se tratar de uma propriedade de alto valor, é de suma importância que você tire todas as suas dúvidas, mesmo que já tenha questionado os corretores e profissionais da empresa várias vezes. Não há como escolher a companhia e ficar tranquilo com a decisão se você não aproveitar as oportunidades para esclarecer o que precisa.