Torneiras, chuveiros e tomadas também devem ser verificados. No caso de apartamentos, convém checar as condições do condomínio também. Prefira fazer a vistoria no imóvel durante o dia.
Segundo passo: de olho na documentação
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Antes de assinar o contrato de compra, solicite a matrícula atualizada no cartório em que o registro do imóvel foi feito, que funciona como uma espécie de histórico da propriedade. O documento mostra se a casa ou apartamento está quitado, de fato.
Além da matrícula, é preciso pedir uma certidão negativa de tributos, para checar se o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está em dia. A certidão também indica se a área construída no terreno corresponde ao que foi declarado ao município.
Terceiro passo: não avalie apenas o apartamento
Em caso de imóveis em condomínios, verifique com o síndico ou com a administradora a existência de débitos de mensalidades ou multas. Lembre-se: ao adquirir a propriedade, você assumirá a responsabilidade por todas as dívidas, inclusive as anteriores à compra.
Se possível, pesquise a situação do vendedor e do condomínio nos sites do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional do Trabalho e da Justiça Federal.